Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
28 de fevereiro de 2017 às 08:00

Este país, a noite

A noite é um país diferente. A noite é um território físico e mental onde procuramos desempenhar um papel que julgamos melhor do que a nossa luminosa realidade, mas que resulta sempre pior do que desejámos

A noite é um país diferente. A noite é um território físico e mental onde procuramos desempenhar um papel que julgamos melhor do que a nossa luminosa realidade, mas que resulta sempre pior do que desejámos. Até um cronista bicho-do-mato precisa, por vezes, de frequentar a grande cidade das sombras. Ao fim-de-semana, como uma alcoviteira gananciosa em pátria sob forças invasoras, Lisboa recebe exércitos de putos com as calças a cair pelo rabo, miúdas de traços góticos e lábios escuros, turistas de pernas longas e face leitosa com garrafas de cerveja na mão como cambaleantes lanternas, geeks, mods, betos e uma portentosa ala de desamorados, os que já tinham idade para ter juízo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.