Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
05 de novembro de 2019 às 09:00

Cheirar

Deveríamos sair de casa, pôr tampões nos ouvidos, ignorar os apelos visuais e seguir o caminho que o nariz nos indicasse. O aroma a canela que transpõe a porta da confeitaria, o odor da roupa húmida a secar na corda, o eucalipto no jardim da parada

o olfacto é a minoria étnica dos sentidos. Prestamos atenção desmedida ao que vemos e ouvimos. Dedicamos tempos infinitos a descrever as paisagens, monumentos, ruas, filmes, quadros que olhámos ou os sons, insultos, piropos, comentários, discos que ouvimos. Mas quantos minutos reservamos aos odores? Quantas horas guardamos para os aromas? A falta de interesse pelo cheiro traz água no bico (até o palato dá 10 a zero ao olfacto no campeonato do quotidiano). Uma vida sem aromas cheira a esturro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.