Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
24 de dezembro de 2019 às 09:00

Anna tem dois n

Que significará hoje este nome – Anna Karina, um n a seguir ao outro – para os millennials? Talvez um póster num cineteatro restaurado de uma cidade antiga sobrevoada em low-cost

Anna tem dois n, e Anna Karina namorou n vezes com a nossa frágil imaginação. Só por Godard fê-lo em oito momentos, mas as imagens eram tão caras a Karina que olhares distintos como a noite do dia (os de Fassbinder, Jacques Rivette, Visconti, Cukor, Valerio Zurlini) também por ela se apaixonaram. Que significará hoje este nome – Anna Karina, um n a seguir ao outro - para os millennials? Talvez um póster num cineteatro restaurado de uma cidade antiga sobrevoada em low-cost. Ou quatro fotogramas de Pierrot le Fou, enfiados sub-repticiamente numa instalação sobre o fim do amor de um museu de arte moderna na Baviera. Os olhos de Hanne Karin Bayer – quem lhe mudou o nome para Karina foi outra escultora, da estirpe de Godard, Coco Chanel, pressentindo a discreta grandeza – eram capazes de cegar os mais incautos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.