Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
24 de dezembro de 2019 às 09:00

Anna tem dois n

Que significará hoje este nome – Anna Karina, um n a seguir ao outro – para os millennials? Talvez um póster num cineteatro restaurado de uma cidade antiga sobrevoada em low-cost

Anna tem dois n, e Anna Karina namorou n vezes com a nossa frágil imaginação. Só por Godard fê-lo em oito momentos, mas as imagens eram tão caras a Karina que olhares distintos como a noite do dia (os de Fassbinder, Jacques Rivette, Visconti, Cukor, Valerio Zurlini) também por ela se apaixonaram. Que significará hoje este nome – Anna Karina, um n a seguir ao outro - para os millennials? Talvez um póster num cineteatro restaurado de uma cidade antiga sobrevoada em low-cost. Ou quatro fotogramas de Pierrot le Fou, enfiados sub-repticiamente numa instalação sobre o fim do amor de um museu de arte moderna na Baviera. Os olhos de Hanne Karin Bayer – quem lhe mudou o nome para Karina foi outra escultora, da estirpe de Godard, Coco Chanel, pressentindo a discreta grandeza – eram capazes de cegar os mais incautos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?