Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
26 de novembro de 2019 às 09:00

A ética do capitalismo

Segundo dados de 2017 do Banco de Portugal, 70% dos recursos do País pertencem a 1/5 da população. Pior: os 20% de famílias mais pobres têm apenas 0,1% da riqueza

Até ao início dos anos 80, com o forte sentido comunitário do pós-guerra e os alicerces do Estado social, acreditava-se que o capitalismo poderia ter uma ética. O avanço inexorável da globalização, a osmose da banca de crédito com a banca especulativa e a longa noite de sexo sem amor entre a economia e a finança arrumaram de vez essa hipótese.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?