Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
05 de junho de 2022 às 10:00

O estado natural das coisas

Para muitos dos que viveram 1982, o sonho do futebol continua nos pés de Falcão, finta de corpo enganando meia squadra azzura, os braços verde-amarelos abertos ao sol do Mediterrâneo, feliz por nós, as crianças da ordem natural das coisas.

A beleza teve o seu dia de aniversário a 5 de Julho de 1982 – está a fazer 40 anos. No Mundial de Espanha, o Brasil e a Itália jogavam o acesso às meias-finais. Os brasileiros tinham a equipa de futebol mais entusiasmante que o mundo já conhecera desde a canarinha de Pelé, Jairzinho e Tostão no México 70. O Brasil vencer era o estado natural das coisas. Vi o jogo na cozinha, num televisor a preto e branco. Tinha acabado de fazer 14 anos, e os jogadores de futebol nessa idade não são super-heróis.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.