Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
19 de setembro de 2017 às 07:00

A cadência a que as sombras respiram

É da natureza humana: o Mal precisava de um rosto, e esse rosto fora abatido. Hoje, a suprema ilusão do Mal encarnado está à vista de todos

A 11 de Setembro de 2001, um ataque terrorista da Al-Qaeda matou 2.753 pessoas nas Torres Gémeas de Nova Iorque, 184 no Pentágono, em Washington, e 40 no Voo 93, que se despenhou num campo da Pensilvânia. Dezasseis anos depois, o que mudou? A 2 de Maio de 2011, o saudita Osama Bin Laden, líder máximo da Al-Qaeda, grupo disperso e atomizado mas com uma cúpula claramente identificável, foi morto por tropas especiais dos EUA no complexo residencial de Abbottabad, Norte do Paquistão.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.