Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
18 de novembro de 2021 às 14:00

Vamos lá ver se nos entendemos (ou não)

Reformas de fundo, que todos reclamam e entendem ser mais do que necessárias, só podem ser feitas por acordo entre o PS e o PSD. Outra coisa é saber se o PS e o PSD querem fazer as reformas que estão sempre a dizer que são precisas.

Quem entende que reformas são urgentes em muitos aspectos da governação, na vida pública, no sistema eleitoral, há uma coisa que tem que perceber, senão não percebe nada: reformas de fundo, que todos reclamam e entendem ser mais do que necessárias, só podem ser feitas por acordo entre o PS e o PSD. As mais relevantes exigem mudanças constitucionais e por isso não dependem sequer de uma maioria absoluta de um só partido, ou de uma maioria numa coligação de governo ou parlamentar, precisam de uma maioria qualificada. Outra coisa é saber se o PS e o PSD querem fazer as reformas que estão sempre a dizer que são precisas, mas demos de barato que existe essa vontade. Por exemplo, existem declarações explícitas de Costa e de Rio sobre alterações no sistema eleitoral para introduzir uma combinação de círculos uninominais com um círculo nacional. Mas há mais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.