Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
15 de junho de 2023 às 20:00

Radicalização é o novo normal

Os cartazes dos professores com o António Costa muito monhé, com nariz de porco e lápis espetados nos olhos, nem sequer é o mais grave neste processo. São os comentários dos defensores dos cartazes que são piores e mostram ao ponto a que se chegou de agressividade como norma.

O mundo da cloaca que são as redes sociais ferve de indignação. Aliás, o seu estado normal é ferver. Como esse mundo sobe, como os gases, para os comentários da comunicação social que se pretende “séria”, seja na parte de cima, seja na parte de baixo – os comentários dos comentários –, cada vez mais quem dá o tom a toda a vida pública em Portugal é um radicalismo perigoso, violento, insultuoso, superficial, enganador, grosseiro e antidemocrático.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.