Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
29 de março de 2020 às 13:00

Porque é que não há “adultos na sala”?

A prudência, a firmeza e a resiliência não se aprendem nos videojogos, nem no Instagram e, quando são precisas, não estão lá, ou há berraria e radicalização, ou há querer passar pelo meio das pingas da chuva, de forma timorata e egoísta

Um das expressões que se têm tornado comuns é a afirmação de que, em determinadas circunstâncias, os que têm poder decidem mal ou não decidem porque "não há adultos na sala". Foi com Trump que a expressão se generalizou, à medida que os poucos adultos que ainda por lá havia se iam embora por falta de paciência para aturar "aquilo" ou eram despedidos e substituídos por sicofantas. Agora, Trump olha para trás e só vê Stephen Miller, o que é um verdadeiro susto para todo o mundo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.