Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
04 de junho de 2025 às 23:00

Gouveia e Melo e o populismo

O sebastianismo é uma força permanente da mitologia nacional, que pode ter altos e baixos, mas está sempre por cá e agora virá também do mar, neste caso do fundo do mar.

Se me perguntassem hoje quem vai ganhar as eleições Presidenciais, insisto no hoje, eu responderia sem dúvida que vai ser o almirante Gouveia e Melo. Ele tem várias vantagens biográficas, é militar, boa figura num mundo mediático que valoriza a pose, teve no passado recente uma acção com sucesso ligada com a contenção da pandemia da Covid (embora haja muita coisa que não se lhe deva, mas isso não lhe tira o mérito), e aparece como um candidato sem a mancha da "política", com o objectivo de pôr em ordem os "políticos". Todas estas vantagens permitem que a sua candidatura se associe com a vaga populista que alimenta o Chega, mas com a vantagem de não ter os óbices do próprio Chega e dos seus dirigentes. O que significa que terá uma parte de leão do eleitorado do Chega e crescerá para fora do Chega, em particular no eleitorado do PSD, mesmo contra a vontade dos seus actuais dirigentes. Depois, apanhará votos por todo o lado, inclusive no eleitorado do PS e do PCP, mesmo que aí com outros mecanismos do populismo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.