Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
17 de junho de 2025 às 23:00

General Eanes

Combati Eanes nessa época tanto quanto pude. Mas o General Eanes redimiu-se do PRD, valorizando retrospectivamente a sua importante acção nos eventos de 1974-5, incluindo o 25 de Novembro.

A alta condecoração e a homenagem feita ao General Eanes no 10 de Junho é mais do que merecida. Fui um crítico duro das suas actividades políticas, em particular a criação de um partido, o PRD, que se alimentava das mesmas fontes actuais do populismo nacional, numa altura em que este era ainda muito débil. Mas era o mesmo, o "nós" e "eles", a renovação salvífica da democracia dos seus partidos fundadores, e o ataque ao PS e a Mário Soares como alvo principal. Meteu-se com a pessoa errada, e após um primeiro sucesso eleitoral o PRD acabou por perder o impacto inicial e desaparecer após a sua última tentativa séria de travar o acesso de Mário Soares à Presidência, o passo que faltava para a democratização pós-25 de Abril, a eleição de um presidente civil. Combati Eanes nessa época tanto quanto pude.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.