Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
17 de junho de 2025 às 23:00

General Eanes

Combati Eanes nessa época tanto quanto pude. Mas o General Eanes redimiu-se do PRD, valorizando retrospectivamente a sua importante acção nos eventos de 1974-5, incluindo o 25 de Novembro.

A alta condecoração e a homenagem feita ao General Eanes no 10 de Junho é mais do que merecida. Fui um crítico duro das suas actividades políticas, em particular a criação de um partido, o PRD, que se alimentava das mesmas fontes actuais do populismo nacional, numa altura em que este era ainda muito débil. Mas era o mesmo, o "nós" e "eles", a renovação salvífica da democracia dos seus partidos fundadores, e o ataque ao PS e a Mário Soares como alvo principal. Meteu-se com a pessoa errada, e após um primeiro sucesso eleitoral o PRD acabou por perder o impacto inicial e desaparecer após a sua última tentativa séria de travar o acesso de Mário Soares à Presidência, o passo que faltava para a democratização pós-25 de Abril, a eleição de um presidente civil. Combati Eanes nessa época tanto quanto pude.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.