Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
20 de janeiro de 2017 às 08:00

Combater Trump todos os dias

Uma Presidência Trump vai ser um gigantesco problema e vai suscitar riscos por todo o lado, inclusive o agravamento da situação internacional. Como já disse e repito, Trump é um revolucionário, não é um reformista. Há quem não goste do uso dessa palavra para designar Trump, mas ela aplica-se- -lhe inteiramente

Trump trouxe aos "liberais" americanos aquilo que nos anos recentes nunca tinham conseguido ter: uma grande causa, uma causa unificadora, uma causa de mobilização. Também neste sentido Trump já mudou e muito a política americana. Os "liberais" americanos, e debaixo deste chapéu eu incluo por razões de simplicidade tudo – e o "tudo" nos EUA é muita coisa, da ala mais à esquerda do Partido Democrático, até uma plêiade de movimentos entre o lunático e o extremista, com as causas mais impossíveis de imaginar –, vão conhecer tempos muito favoráveis à acção política, o que é menos contraditório do que possa parecer depois da enorme derrota que foi a eleição de Trump.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.