Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
30 de dezembro de 2016 às 08:00

As necrologias

Estamos em pleno estilo meli-melo, Presidente e primeiro-ministro à compita. Já nos bastava um para agora termos outro. Deixem-se lá dos afectos e dos afagos, falem-nos como adultos, ainda por cima como os poucos adultos que ainda vêem estas coisas

Como se percebe por estes dias, anda toda a gente a pedir artigos necrológicos, uns por antecipação, outros pós--passamento. Nunca fui grande entusiasta desta prática mediática, embora conceda várias vezes, principalmente quando se trata de pessoas cujos enormes mérito e virtudes passam despercebidos ou não correspondem aos critérios de fama instantânea que hoje circulam. Preferia que os esforços dos órgãos de comunicação social se concentrassem em fazer uma boa notícia necrológica, como aquelas que se tornaram famosas pela sua qualidade no Times de Londres. Houve uma altura em que o Diário de Notícias resolveu imitar os bons exemplos, principalmente anglo-saxónicos, mas desistiu.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.