Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
08 de agosto de 2020 às 13:00

A “liberdade” tem as costas largas

O Chega não é aquilo que se diz que é, mas não está muito longe. É mais populista do que “fascista”, mais autoritário do que democrático, mais um partido do ressentimento do que reactivo, e é conduzido com habilidade e com faro para as oportunidades

Ouvi noutro dia, numa televisão portuguesa, um adolescente muito fino a papaguear o que dizem os "trumpistas" nos EUA: a obrigatoriedade de usar máscara é um atentado à liberdade individual. Claro que é. A obrigatoriedade de andar vestido nas ruas também. O cinto de segurança e o capacete nas motas também. Se os efeitos deste conceito absurdo, egoísta e comodista de "liberdade" se manifestassem apenas nos indivíduos que querem ser infectados, muito bem. O problema são os outros que eles infectam, a começar pelos pais e avós, diante dos quais se comportam com absoluta e criminosa irresponsabilidade. E mais: se o seu tratamento médico nos ficasse, a todos os contribuintes, grátis, e fosse apenas pago pelo galante defensor da "liberdade", ainda se podia dizer que suportavam o preço da "liberdade".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.