Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
23 de abril de 2025 às 23:00

A escolha dos Papas e uma longa sabedoria

Se compararmos a Igreja Católica com o Islão sunita (o xiita é diferente), percebe-se também uma enorme vantagem da primeira, o poder de interpretar. Os Papas interpretam a doutrina com uma considerável latitude, o que lhes permite adaptar-se aos tempos.

A Igreja Católica Apostólica Romana tem mais de 2000 anos de experiência. A frase é simplista, porque as coisas no contínuo histórico não são lineares, mas serve para o efeito. Com esta experiência, mais ou menos bem, sabe escolher os papas nas diferentes circunstâncias históricas. Para além de não ser fácil chegar sequer a poder ser escolhido no meio de rivais, lóbis, divisões ideológicas e geográficas, passar o teste do fumo branco ainda é mais difícil. Vejam-se agora alguns dos mais recentes e perceba-se como foram bem escolhidos, do ponto de vista da Igreja como instituição: João XXIII, Paulo VI, João Paulo II, Bento XVI e Francisco.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.