Sábado – Pense por si

Nuno Rogeiro
Nuno Rogeiro
14 de abril de 2019 às 17:00

Doze pecados da nossa democracia

A questão da familiocracia (que já chegou desgraçadamente à Wikipédia, e é motivo de troça pública internacional) pode levar a uma inquirição sobre outras doenças do sistema político português. Identifiquei pelo menos 12, se bem que isto não seja uma ciência exata

Começo por dizer que, sendo republicano por princípio (e não por oportunidade), contesto a proibição de um referendo sobre a forma do regime, e de revisões constitucionais pelo mesmo processo. Por mim, alterava assim, sem receio, os artigos 115 e 192, 4º, da CRP. Um regime que, na Lei Básica, se afirma baseado na "dignidade da pessoa humana e vontade popular", não pode precaver-se contra esta, no que toca aos seus pilares essenciais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Nuno Rogeiro 780
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.