Sábado – Pense por si

Margarida Davim
Margarida Davim Jornalista
14 de fevereiro de 2023 às 20:00

O faz de conta financeiro

Os accionistas estão viciados em dividendos. E isso significa que, quando as empresas dão lucros milionários, muito pouco desse bolo acaba investido em investigação e desenvolvimento que permita efectivamente melhorar a produção.

Era uma vez um reino encantado governado por um velho rei. O reino crescia, mas os seus accionistas não estavam satisfeitos. Queriam mais. Apareceu, então, um vilão que atacou o monarca. Pressionado, o rei decidiu cortar a cabeça a sete mil trabalhadores. E anunciar o regresso da distribuição de dividendos aos accionistas, que ficaram felizes mas não para sempre. E os mercados fizeram as acções subir.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.