Sábado – Pense por si

Leonor Caldeira
Leonor Caldeira Advogada
01 de setembro de 2023 às 08:00

Os Rubiales portugueses

Estamos a ver isto a acontecer em Portugal. Ouçam as mulheres à vossa volta. Ouçam o tipo de comentários que recebem; a forma como se fala sobre elas nas suas costas; as mensagens e convites de teor provocatório não consentido; as histórias sobre toques corporais inapropriados, para não ir mais longe.

“A QUESTÃO NEM SE COLOCA”; “Nós não estamos a imaginar isto a acontecer em Portugal”; “Penso que será impensável para qualquer português, num momento de festa como já passámos, (…) assistirmos ao presidente da nossa federação ter este tipo de comportamentos”; “Estes tipos de lugares obrigam muito a que a liderança seja feita através do exemplo (…) pessoas que ocupam lugares de referência (…) por isso essa situação nem sequer me passa pela cabeça (…)” – foram as palavras de Emídio Guerreiro, ex-secretário de Estado do Desporto e Juventude entre 2013 e 2015, na CNN na passada segunda-feira à noite, ao comentar o caso Rubiales.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.