Sábado – Pense por si

Leonor Caldeira
Leonor Caldeira Advogada
17 de julho de 2024 às 23:00

O pacifista Joe Biden

Trump e os novos republicanos não fazem afirmações politicamente corretas. Não lamentam a violência exercida sobre os seus adversários nem fazem proclamações pacifistas. Ao invés, celebram a violência. Cedem ao instinto mais básico do combate adversativo – de tratar o oponente político como um inimigo a abater.

O DISCURSO DE JOE BIDEN em reação ao atentado contra Donald Trump foi exatamente o que devia ter sido: condenou o incidente sem quaisquer reservas, mas enquadrou-o na escalada de violência política que o próprio Trump tem incitado, travando qualquer empatia ou vitimização para além do estritamente necessário. Fê-lo com mestria, sem cair no whataboutism, isto é, sem relativizar o ataque a Donald Trump face a outros incidentes também eles graves. Relembrou o ataque ao Capitólio de 6 de janeiro, a agressão ao marido de Nancy Pelosi que a visava e o plano de sequestro da governadora do Michigan, Gretchen Whitmer, todos movidos por republicanos contra democratas, fazendo uma proclamação firme contra todas as formas de violência.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.