Sábado – Pense por si

Leonor Caldeira
Leonor Caldeira Advogada
06 de outubro de 2023 às 08:00

Felizmente, republicanas

Da minha parte, só posso desejar as maiores felicidades aos noivos. Não posso, contudo, esconder o alívio que sinto por não ser representada por gente que gosta de ser identificada pelo prefixo “Sua Alteza” ou “Senhora Dona” e que acredita que o legado de 800 anos de história pertence à sua família e não ao povo português. Viva a República!

HÁ MUITA COISA que está mal em Portugal. Temos muitas estatísticas embaraçosas, desigualdades ofensivas, ineficiências e trapalhadas, mas pelo menos somos poupados à vergonha de viver numa monarquia. Acredito que existam poucas circunstâncias mais confrangedoras que ser cidadão de um país desenvolvido, inserido no maior aglomerado de democracias que é a União Europeia e, em pleno século XXI, ter o mais alto representante do Estado escolhido por direito de sangue.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.