Sábado – Pense por si

Leonor Caldeira
Leonor Caldeira Advogada
12 de janeiro de 2024 às 08:00

Dispa-se, menina

Não deve existir qualquer equívoco – a polícia só mandou despir e agachar aquelas pessoas por serem mulheres e por serem jovens. A perceção da polícia quanto à sua vulnerabilidade provocou um óbvio (e reincidente) abuso de poder. O objetivo é claro: intimidar e humilhar.

AS ATIVISTAS estudantis pelo clima que têm bloqueado estradas, atirado tinta verde a governantes e colado o seu corpo a edifícios têm recolhido antipatias e anticorpos na opinião pública. À exceção dos convertidos ao combate às alterações climáticas e adeptos em geral de ações de desobediência civil, a maioria parece questionar a eficácia e adequação dos meios dos protestos, o que, por sua vez, facilita um imprudente juízo de censura também quanto aos méritos da causa. A maioria dos artigos de opinião e de comentadores sobre a atualidade reflete esse afastamento.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.