Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
08 de janeiro de 2023 às 18:00

Príncipes perfeitos

Nem a clientela, nem o próprio partido: os novos ministros das Infraestruturas e da Habitação, vindos da ala esquerda do PS, serão pelo menos uma tentativa para amansar Pedro Nuno Santos e as suas ruidosas viúvas mediáticas. Até quando? A resposta de Costa é simples e desarmante: até quando der.

Se o trabalho dignificasse, até o Príncipe de Gales cultivava o seu jardim. Assim falava Jeffrey Bernard, um cronista inglês impagável, quando Carlos era apenas príncipe – e Bernard vadiava pelos bares do Soho londrino. A ideia é poderosa, porém equivocada: sim, trabalhar custa; e, não, o príncipe Carlos sempre cuidou do seu jardim. Mas estava dado o recado: que vida é esta que transforma o trabalho no princípio e no fim das existências terrenas?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.