Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
19 de setembro de 2020 às 13:00

Os pecados do mundo

O caso da Universidade de Edimburgo é exemplar: agora, para não ofender a sensibilidade da seita, o nome de David Hume será apagado de um dos seus edifícios. Porque era “racista”, como acusam os analfabetos do anacronismo?

UMA AMIGA INFORMADA dizia-me há tempos que "a cultura do cancelamento" encerrava um mistério. Vemos estátuas derrubadas, livros proscritos, reputações perseguidas e destruídas, nomes apagados – e são sempre pessoas brancas que lideram a turba. Um caso clássico de má consciência pelo passado racista/imperialista do Ocidente?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.