Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
11 de abril de 2020 às 13:00

Estados de emergência

O ponto de Rio sobre a banca não é económico. É político, ou melhor, populista – uma exploração do medo e do ressentimento dos portugueses contra a figura intemporal do banqueiro comedor. Nesse aspecto, Rio não é muito diferente de António Costa

COM OS SEUS 12.500 MORTOS (no momento em que escrevo), o presidente do Governo espanhol lançou um repto à União Europeia: é preciso "provas de compromisso real" e uma "solidariedade indiscutível". O que é que isto significa, na prática?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

A glória da impunidade

Abrem-se inquéritos, anunciam-se auditorias, multiplicam-se declarações de pesar e decreta-se luto nacional. Mas os dirigentes continuam nos seus cargos, os responsáveis políticos limitam-se a transmitir solidariedade às famílias e a responsabilização dissolve-se.

Visto de Bruxelas

Ucrânia: um espírito não quebra

É duro visitar um cemitério de guerra com jovens rapazes ucranianos que estão próximos de completar as idades com a quais ou não podem sair da Ucrânia (a partir dos 23 anos – entre os 18 e os 22 anos podem agora ausentar-se do país), ou podem vir a ser chamados a defender o seu país (a partir dos 25 anos).