Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
06 de março de 2024 às 23:00

Dicionário eleitoral

“É tempo de ter alguém que tenha experiência de decidir”, afirmou António Costa (sem se rir), relembrando ao País que aquele Pedro Nuno era o mesmo que decidira por capricho a localização de um aeroporto sem dar cavaco ao primeiro-ministro.

AD — Luís Montenegro tinha duas missões nesta campanha: segurar o centro e estancar a sangria para a direita radical. Agiu em conformidade – e com apenas três palavras: “Não é não.” Recusar entendimentos com o Chega terá tranquilizado o rebanho “moderado”, que fugiu para o PS em 2022 com as trágicas ambiguidades de Rui Rio. Além disso, ao expor o Chega como um partido inútil, obrigou os trânsfugas da direita a pensarem duas vezes na utilidade do seu voto. Muitos terão concluído: “Deixo o protesto para as europeias, agora vamos à mudança.” Resta saber: vamos mesmo?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres