Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
28 de fevereiro de 2024 às 23:00

O mundo é das crianças

No dia em que a “segurança” e a “imigração” forem discutidas em público com a mesma naturalidade com que hoje se discutem a saúde, o ensino ou a fiscalidade, os extremistas de direita perdem metade do seu eleitorado.

CENÁRIOS PÓS-ELEITORAIS? Há para todos os gostos. Mas ainda ninguém ponderou seriamente o mais provável, que me foi segredado ao ouvido pela mesma fonte de José Luís Carneiro: no dia 10 de Março, a AD vence sem maioria absoluta e os deputados da IL não chegam para compor o ramalhete. Luís Montenegro, sem saber ao certo o que fazer, resolve ir dar um passeio para esticar as pernas e arejar as ideias, antes de falar aos jornalistas. “Não é não”, disse ele, em tempos, sobre arranjos com o Chega. Mas, com esse “não”, lá se vai a possibilidade de chegar a primeiro-ministro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.