Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
28 de maio de 2024 às 23:00

Diário carioca

Ao serão, escuto as elites (lulistas) a despejarem o seu fel sobre o povão (bolsonarista): que é ignorante, violento, paranóico, racista. Com o raiar do dia, o povão (bolsonarista) vai desfiando as mágoas sobre o Governo (lulista): que é corrupto, arrogante, indiferente à insegurança e dominado pela “nova ordem mundial”.

O AVIÃO ATERRA no Rio de Janeiro e os viajantes, à primeira oportunidade, sacam dos telemóveis e começam as suas actividades virtuais. Há uma sofreguidão naqueles dedos que, em tempos antigos, era um exclusivo dos fumadores. Lembro-me bem: depois de nove ou 10 horas de viagem, o pessoal saía apressadamente do avião, já com o cigarro (apagado) na boca, até chegar àqueles cubículos envidraçados onde finalmente entregava o corpo ao vício, ou ao prazer.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.