Sábado – Pense por si

João Pedro George
João Pedro George
29 de maio de 2019 às 09:00

Retornado, que palavra é esta?

A palavra “retornado” tornou-se, durante muitos anos, um campo de batalha atravessado por ambiguidades e antíteses, um terreno de desavenças e mal-entendidos que lançaram no esquecimento as suas múltiplas dimensões e repercussões

O fenómeno dos retornados não pertencia à época em que ocorreu (1974-1975). Dessincronizados com os sucessivos processos de descolonização que caracterizaram os anos do pós-II Grande Guerra – belgas (Congo), franceses (Argélia), holandeses (Indonésia), italianos (Eritreia) ou ingleses (Quénia) –, os retornados eram a imagem da imobilidade de Portugal no contexto do fim dos impérios europeus.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.