Sábado – Pense por si

João Pedro George
João Pedro George
22 de maio de 2019 às 09:00

Retornados: do oito ao 80

A preocupação da esmagadora maioria dos retornados era a reintegração profissional, muito mais do que as indemnizações pelos bens perdidos no Ultramar. Ainda assim, uma minoria apresentou queixas-crime contra os responsáveis pela descolonização

Após uma fase inicial de aparente disponibilidade, em que núcleos de retornados se deixaram persuadir por algumas forças de extrema-direita, as suas exigências e reivindicações foram sendo progressivamente canalizadas para formas institucionalizadas de protesto.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.