Sábado – Pense por si

Germano Almeida
Germano Almeida
08 de julho de 2025 às 23:00

E Putin resiste e resiste e resiste…

A “Big Beautiful Bill”, aprovada no Senado com o desempate do vice-presidente Vance após três senadores republicanos terem votado contra, é a expressão de toda uma Presidência: Trump tira aos pobres para dar aos ricos. É “Robin Hood” ao contrário. Legal, sim. Mas profundamente imoral.

Putin é o mestre da narrativa ilusória: diz que quer a Rússia numa nova ronda negocial, mas agrava os ataques (na dimensão, na quantidade e na violência) à Ucrânia. No telefonema com Trump (3 julho) insistiu na ideia de que não vai recuar "nos objetivos para a Ucrânia". Na véspera, assegurara a Macron que "qualquer acordo de paz implicará o reconhecimento das novas realidades territoriais". Trocado por miúdos: Putin querer "a paz", mas "a paz" russa implica a cedência de pelo menos 20% do território ucraniano ao invasor russo. Obviamente, inaceitável. Macron ainda lhe respondeu que "a Ucrânia é um país soberano que tem direito à sua integridade territorial". Trump nem isso foi capaz de lhe dizer e ficou-se pelo seu mantra de se conseguir "uma resolução rápida do conflito". Mas como? Já se percebeu que Trump não tem capacidade para mediar o tema com a agulha certa e justa. Macron decidiu voltar a falar com Putin, quase três anos depois. Falta saber o que o levou a decidir tal mudança nesta fase.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Calado é Camões

O senhor Dr. Durão Barroso teve, enquanto primeiro-ministro, a oportunidade, de pôr as mãos na massa da desgraça nacional e transformá-la em ouro. Tantas capacidades, e afinal, nestum sem figos.