Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
17 de maio de 2018 às 05:30

Portugal tem um grave problema de corrupção?

Ao ouvir o Presidente da República a falar sobre o problema da corrupção dá vontade de lhe perguntar se é para mudar ou para continuar a hipocrisia que tem marcado este debate. É que se não for para mudar já basta assim como está

O País político descobriu outra vez o problema da corrupção. De vez em quando acontece... Portugal terá mesmo um grave problema de corrupção? Se utilizarmos os índices da organização não governamental Transparência Internacional ou as palavras de especialistas do Banco Mundial, em particular os estudos de Daniel Kaufman, que nos dizem que Portugal poderia ter um nível de desenvolvimento parecido com o da Finlândia não fosse a corrupção, é óbvio que a resposta só pode ser uma: sim, Portugal tem um grave problema de corrupção.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.