Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
24 de outubro de 2019 às 05:30

O funeral do sistema político espanhol

Os nove dirigentes catalães foram entronizados como verdadeiros mártires de uma causa que, até aqui, não recolhia sequer uma maioria sólida na população da Catalunha. Foi esse o mais letal efeito da sentença que os condenou a penas de prisão

Opior aconteceu na Catalunha. A pesada sentença dos nove líderes nacionalistas da região veio regar com gasolina uma fogueira que já ardia muito intensamente, pelo menos desde 2017. Com esta sentença das muito partidarizadas cúpulas da justiça espanhola, dirigida por um conselho superior onde PSOE e PP têm, basicamente, repartido influência e poder através dos juízes amigos que ali colocam, os nove dirigentes catalães foram entronizados como verdadeiros mártires de uma causa que, até aqui, não recolhia sequer uma maioria sólida na população da Catalunha.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.