Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
15 de outubro de 2020 às 05:30

Marcelo não tem razão no TC

O Presidente da República comprometeu-se com uma tese inaceitável sobre o que deve ser o funcionamento de um órgão fiscalizador da aplicação do dinheiro público, como é o Tribunal de Contas.

O Presidente da República assinou por baixo e com inegável prazer a decapitação do presidente do Tribunal de Contas (TC), Vítor Caldeira, e a nomeação do seu sucessor, José Tavares. Tudo em nome de uma espécie de legitimidade histórica que encontra no seu próprio pensamento sobre a revisão constitucional de 1997, negociada por si, enquanto líder do PSD, e o PS de António Guterres, em matéria de limitação de mandatos para os cargos em que o Presidente da República nomeia sob proposta do Governo. Não vale a pena insistir, para já, nas contradições, nos interesses de conjuntura e, até, nos "irritantes" desta questão. Fiquemo-nos pela nova situação no Tribunal de Contas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.