Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
21 de abril de 2016 às 08:00

É o léxico, estúpido

Ricardo Salgado mandou o seu advogado dizer que desconhece "qualquer pagamento ilícito a políticos", comentando o facto de o dinheiro de José Sócrates ter passado pelo "saco azul" Espírito Santo Enterprises

Ricardo Salgado mandou o seu advogado dizer que desconhece "qualquer pagamento ilícito a políticos", comentando o facto de o dinheiro de José Sócrates ter passado pelo "saco azul" Espírito Santo Enterprises, o offshoreescondido ao longo de duas décadas pela família. Compreende -se. No léxico exclusivo de Salgado não existem palavras como "roubar", "corromper", "burlar". Só existem outras, como "gerir", "premiar", "negociar" ou "contratualizar" – palavras que o centrão e parte do jornalismo aceitou pacificamente quando o clã ainda não tinha caído em desgraça.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.