Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
06 de janeiro de 2021 às 22:53

A urgência de varrer Trump para a lixeira da história

Como se previa, a divisão do povo americano, promovida intensamente por Trump através de todos os meios que a sua fortuna alcança, já ameaçava há muito deixar uma impressão digital duradoura na América profunda.

A democracia norte-americana enfrenta um dos seus momentos mais delicados desde a II Guerra Mundial. A reação de Donald Trump à indiscutível vitória de Joe Biden e a ocupação de hoje no Capitólio, para lá de uma afronta aos mais elementares princípios da decência humana, é um ataque sem precedentes à própria ideia de democracia. Não é apenas um ataque às instituições americanas, à tradição histórica do país, e um insulto aos americanos. É uma ofensa à ideia de democracia enquanto forma de governo e a declaração definitiva de um regresso às formas mais hediondas de tribalismo, que fazem da força e da violência uma forma de afirmação política.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.