Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
03 de junho de 2023 às 10:00

A república dos génios

É tão importante perceber que crimes se cometeram e estão a ser investigados, como os erros, omissões ou incompetências do MP. Encontrar uma hierarquia entre os dois objetivos é equivalente a deitar o lixo para debaixo do tapete, ou proteger interesses inconfessáveis.

O que se tem dito nas televisões sobre o processo Tutti Frutti, por parte daquela estirpe muito corrente em Portugal, que é a dos comentadores/políticos ou comentadores/empregados/amigos de políticos, é espantoso. Faz-me lembrar a velha máxima do professor de Direito Romano, o vetusto padre Sebastião Cruz, que na aula inaugural, na Faculdade de Direito de Coimbra, costumava dizer: “No tempo em que estudava na universidade de Compostela, só génios éramos 12…”

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.