Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
08 de novembro de 2018 às 05:30

A ilusão perigosa de Sérgio Moro

Um juiz pode ser ministro da Justiça, mas dificilmente poderá aportar qualquer coisa relevante para a área da segurança que não seja um respeito acrescido pelos direitos humanos. Não deve ser isso que Bolsonaro quer de Sérgio Moro

O juiz brasileiro Sérgio Moro decidiu aceitar o convite de Jair Bolsonaro para ser uma espécie de superministro da Justiça e Segurança Interna. Primeiro equívoco: um juiz pode ser ministro da Justiça mas dificilmente poderá aportar qualquer coisa relevante para a área da segurança que não seja um respeito acrescido pelos direitos humanos. Duvida-se que seja isso que Bolsonaro quer do seu ministro responsável pela segurança. Aguarda-se para ver a reacção de Moro da primeira vez que se sucederem as mortes nas ruas do Rio de Janeiro, de São Paulo ou em qualquer outro sítio, na base da pura vingança privada e de uma justiça tipo Marvel, de olho por olho, dente por dente. A consciência moral e jurídica do juiz Moro resistirá ao pragmatismo do ministro Moro!?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.