Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
05 de novembro de 2020 às 04:00

A emergência suave de António Costa

A hora é de cada um cumprir o seu papel na luta contra uma pandemia que está a ter um efeito destrutivo sobre as nossas formas de vida, as nossas liberdades individuais, a nossa saúde física e mental.

Depois do belo sonho de verão, que permitiu voltar a saborear um pouco o que a vida tem de melhor, como a liberdade de circular e escolher, Portugal mergulha de novo no estado de emergência. Desta vez, num confinamento parcial, a tal emergência suave, que procura equilíbrios muito difíceis, mas vitais, entre o ataque ao vírus e a defesa da economia, que é uma outra face - a mais importante - da luta pelo Estado Social, pela estabilidade das famílias através do emprego e pela sobrevivência do País. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.