Sábado – Pense por si

António José Vilela
António José Vilela
09 de agosto de 2023 às 20:00

O Papa, Beirolas, as secretas e o Governo

Agora que a Jornada Mundial da Juventude deixou para trás a imagem de que sabemos improvisar voluntariosas festas milionárias sem adjudicações por concurso, é tempo de voltar ao País que essencialmente somos.

É quase impossível não gostar deste Papa que defende uma igreja inclusiva, virada para as pessoas e não para práticas retrógradas e mesmo idiotas. Até os não crentes verão em Francisco um homem com bom senso, desprendido, cativante e com gostos bem terrenos como o futebol. Mas a passagem do Papa por Portugal representou também uma espécie de anestesia coletiva característica dos grandes eventos. Durou alguns dias de êxtase, fez desfilar centenas de milhares de jovens de todo o mundo, deixou muitas almas mais descansadas em pleno agosto e ficará para sempre associada a algo mais palpável: a recuperação do aterro de Beirolas e porventura mais um episódio de especulação imobiliária à beira rio.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Editorial 1006
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.