Sábado – Pense por si

Carlos Rodrigues Lima
Carlos Rodrigues Lima Grande Repórter
19 de julho de 2018 às 09:30

Pressões há muitas, seus palermas

Esta semana, um ministro angolano referiu movimentações "implícitas e explícitas" para que o caso de Manuel Vicente fosse enviado para Angola, mas temos que acreditar que há separação de poderes, que os juízes são isentos e independentes e que a chuva não vai dar cabo do Verão

Da próxima vez que participar numa conversa de café, numa conferência ou assistir a um qualquer programa de televisão sobre a Justiça e ouvir alguém dizer "a Justiça é igual para todos", fique a saber que esse é o momento para abandonar a converseta, sair do auditório ou mudar de canal. É certo que, fruto dos vários processos que decorreram nos últimos anos, a actual percepção é que Justiça ataca toda a gente, seja o indigente ou o poderoso. Mas, enquanto não for confirmada como ciência, a percepção é apenas um "achismo" ou pode ser uma daquelas sensações profundas inerentes à condição humana, a confiança. Algo que pode ser perfeitamente manipulável.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Carlos Lima 742

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.