Sábado – Pense por si

Carlos Rodrigues Lima
Carlos Rodrigues Lima Grande Repórter
31 de janeiro de 2019 às 09:00

Anatomia de um racista

Um racista também é, como diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos, uma “pessoa humana”, apesar de haver muitas dúvidas quanto ao “humano”. A sua estupidez combate-se em campo aberto e não remetendo-o para as catacumbas do espaço público

Há muitos anos, um professor de latim desenvolveu um método muito particular para motivar os alunos na aprendizagem no clássicoRosa, Rosae: "É escusado espremer pedras", comentava o aprumado professor, padre a tempo inteiro, perante a ignorância generalizada na sala de aula. Se naquela altura aquele princípio poderia até parecer desadequado – hoje, no contexto de sala de aula, seria claramente –, o mesmo é extremamente útil para um debate com um tipo racista: por muito válido que seja um argumento, um racista responderá sempre de forma enviesada, hiperbolizando pequenos acontecimentos, ligando-os direta ou subtilmente a um problema de raça, segurança, proteção.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.