Sábado – Pense por si

Carlos Rodrigues Lima
Carlos Rodrigues Lima Grande Repórter
09 de julho de 2020 às 07:00

Amor é pagar sem se ver

Os portugueses não amam só a TAP. Gostam é de esbanjar dinheiro com os desmandos dos privados. Este, sim, é o nosso amor como contribuintes

Meus caros, estamos condenados a tapar buracos. É uma sina do contribuinte português. Não de todos, mas apenas do infeliz que não conhece nenhum bom fiscalista que lhe mostre os insondáveis caminhos da otimização fiscal, de preferência com um parecer, uma espécie de mapa do tesouro para fugir ao fisco. Depois do BPN – ainda se lembram deste? – e do BES, o Governo decidiu variar um pouco nisto de meter dinheiro público em trapalhadas dos privados e agora vamos salvar uma companhia aérea, a TAP, a Transportadora Aérea Portuguesa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Violência na criação da vida

A forma mais encoberta da violência obstétrica, isto é, a violência verbal, inclui comentários desrespeitosos, reprimendas desnecessárias, ironia, insultos, ameaças, culpabilização e humilhação da grávida.

Justa Causa

A glória da impunidade

Abrem-se inquéritos, anunciam-se auditorias, multiplicam-se declarações de pesar e decreta-se luto nacional. Mas os dirigentes continuam nos seus cargos, os responsáveis políticos limitam-se a transmitir solidariedade às famílias e a responsabilização dissolve-se.

Visto de Bruxelas

Ucrânia: um espírito não quebra

É duro visitar um cemitério de guerra com jovens rapazes ucranianos que estão próximos de completar as idades com a quais ou não podem sair da Ucrânia (a partir dos 23 anos – entre os 18 e os 22 anos podem agora ausentar-se do país), ou podem vir a ser chamados a defender o seu país (a partir dos 25 anos).

Ajuizando

Justiça fiscal em debate

A introdução da obrigatoriedade de uma reclamação administrativa prévia (gratuita) como condição de acesso ao tribunal surge como uma solução a ponderar, com provas dadas em países como a França e a Alemanha.