Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes Jornalista
16 de abril de 2025 às 23:00

A única certeza é que a incerteza é má notícia

Para a economia, a incerteza já causa, por si só, um dano antes da confirmação de más notícias. A de hoje é recorde, o que nos diz algo, não tudo, sobre o que aí vem.

A INCERTEZA? DÓI. Em O Dinheiro – um clássico que li na crise de 2008 e em que voltei a pegar agora (mau sinal) –, Émile Zola põe a Condessa de Beauvilliers num estado de “incerteza dolorosa” enquanto pede conselhos a Saccard, o burlão da bolsa que a levará à ruína. Os investidores, descritos como “insetos” aglomerados à volta da luz do dinheiro fácil, juntam-se “tremendo de incerteza” à volta de Saccard. Sédille, o empresário que sucumbe à bolha especulativa, aparece “doente com incerteza”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.