Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes Jornalista
24 de fevereiro de 2020 às 09:00

Racismo no país do “achismo”

Portugal continua a olhar para o lado na hora de arranjar estatísticas sobre a extensão da discriminação racial no emprego, nos salários, no acesso ao crédito, na saúde, na educação. Sem informação não há boa política pública. Há achismo – e inconsequência.

Qual é a taxa de emprego das pessoas de raça negra em Portugal? Qual é a taxa de atividade, de inatividade e de desemprego no mesmo grupo? Que profissões têm estas pessoas e como se comparam com as da restante comunidade? Qual é a distribuição de rendimentos destas pessoas e como se compara com a média nacional? A discriminação entre géneros na população negra é maior, igual ou menor do que a média? Existem diferenças no salário entre um trabalhador negro e um branco para a mesma função? Se sim, quanto é e onde é pior?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.