Sábado – Pense por si

Alexandre Pais
Alexandre Pais
03 de janeiro de 2018 às 07:00

Manuel Faria, o herói da São Silvestre

“Ainda tinha forças para mais uns 500 metros” – Manuel Faria, atleta do Sporting, 1930-2004, após ganhar a corrida de S. Silvestre, em 1956

Recordei aqui, há poucos meses, Manuel Oliveira, quarto classificado nos 3.000 metros obstáculos dos JO de Tóquio, em 1964, e percursor dos feitos olímpicos que viriam a assinar atletas como Carlos Lopes, Rosa Mota ou Fernanda Ribeiro. Mas dez anos antes de Oliveira nascera Manuel Faria, o fundista que foi o verdadeiro pioneiro da era dourada de Lopes, Mamede e dos manos Castro. Foi ele o primeiro português a triunfar na célebre corrida de São Silvestre, que ocorria na própria noite de 31 de dezembro, em São Paulo, no Brasil, perante o entusiasmo de largas dezenas de milhares de pessoas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos alexandre pais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.