Sábado – Pense por si

Alberto Gonçalves
Alberto Gonçalves
03 de fevereiro de 2015 às 00:00

O berço da demagogia

A instantânea coligação governamental do Syriza com uma agremiação xenófoba e antissemita prova que a dissonância é afinal imaginária

A correspondente da TVI em Atenas chamou "incongruente" ao apoio de Marine Le Pen ao Syriza. À semelhança da maioria dos seus colegas, a jornalista não percebeu o assunto que cobria com tanto empenho: na Grécia, em França, na Espanha do sr. Iglésias e onde calha, os inimigos da extrema-direita e da extrema-esquerda são exactamente os mesmos, do capitalismo a "Bruxelas", da globalização à liberdade, da responsabilidade financeira à realidade. A excepção, à superfície, passa pela imigração, tema em que a direita é implacável e a esquerda boazinha. Mas o partido de outro palhaço, o 5 Estrelas do italiano Beppe Grillo, já superou essa lamentável dissonância. E a instantânea coligação governamental do Syriza com uma agremiação xenófoba e antissemita prova que a dissonância é afinal imaginária.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.