Sábado – Pense por si

Ricardo Borges de Castro
Ricardo Borges de Castro Analista e Consultor
14 de novembro de 2025 às 07:00

O momento da Europa para a antecipação estratégica*

Os decisores políticos europeus continuam a ser ‘surpreendidos’ por acontecimentos e incerteza. Mais atividade prospetiva na Europa é certamente bem-vinda.

Visto de Bruxelas, existe uma janela de oportunidade para a Europa reforçar as suas capacidades de antecipação estratégica. É esta ideia que Leopold Schmertzing e eu defendemos num texto recente a convite da ELIAMEP, Fundação Helénica para a Política Europeia e Externa, e que aqui republico. Nos últimos anos, a União Europeia aumentou o seu investimento em capacidades de prospetiva e de análise de futuros. Nas suas instituições – Comissão Europeia, Parlamento Europeu, Conselho da UE e Serviço Europeu de Ação Externa – e coletivamente através do Sistema Europeu de Análise de Estratégias e Políticas (ESPAS), uma rede interinstitucional da UE focada nas tendências globais, tem havido um esforço concertado para dotar a Europa de capacidades antecipatórias mais robustas. No entanto, acontecimentos recentes mostram que estes processos não permearam suficientemente a UE e, em especial, os seus países membros.  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Videovigilância mais segurança

É de extrema importância munir as nossas cidades com tecnologia de vídeovigilância para a salvaguarda das pessoas e bens, mas Portugal está a ficar para trás face a outros países europeus.