Sábado – Pense por si

Ricardo Borges de Castro
Ricardo Borges de Castro Analista e Consultor
22 de novembro de 2024 às 07:00

Antecipação estratégica ou bombeira de serviço?

Se nos últimos cinco anos von der Leyen foi a bombeira de serviço da União Europeia, no seu segundo mandato o executivo comunitário deveria dotar-se de instrumentos de antevisão e preparação do futuro mais ágeis e robustos.

Visto de Bruxelas, a "antecipação estratégica" não é uma atividade nova. Aliás, a utilização da prospetiva na elaboração de políticas públicas cresceu nos últimos anos, sobretudo devido à sucessão de crises que a Europa e o mundo enfrentaram. Ainda assim, o potencial para a prevenção e preparação para novas crises está longe de ser plenamente explorado. Se nos últimos cinco anos von der Leyen foi a bombeira de serviço da União Europeia, no seu segundo mandato o executivo comunitário deveria dotar-se de instrumentos de antevisão e preparação do futuro mais ágeis e robustos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.