Sábado – Pense por si

Ricardo Borges de Castro
Ricardo Borges de Castro Analista e Consultor
22 de novembro de 2024 às 07:00

Antecipação estratégica ou bombeira de serviço?

Se nos últimos cinco anos von der Leyen foi a bombeira de serviço da União Europeia, no seu segundo mandato o executivo comunitário deveria dotar-se de instrumentos de antevisão e preparação do futuro mais ágeis e robustos.

Visto de Bruxelas, a "antecipação estratégica" não é uma atividade nova. Aliás, a utilização da prospetiva na elaboração de políticas públicas cresceu nos últimos anos, sobretudo devido à sucessão de crises que a Europa e o mundo enfrentaram. Ainda assim, o potencial para a prevenção e preparação para novas crises está longe de ser plenamente explorado. Se nos últimos cinco anos von der Leyen foi a bombeira de serviço da União Europeia, no seu segundo mandato o executivo comunitário deveria dotar-se de instrumentos de antevisão e preparação do futuro mais ágeis e robustos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.