Sábado – Pense por si

Paulo Batista Ramos
Paulo Batista Ramos Professor universitário
14 de junho de 2022 às 09:29

Putin no divã

Putin adora pregar sermões historicistas sobre o futuro da Rússia, nunca perdendo uma oportunidade de exibir a sua visão megalomaníaca da realidade. Foi assim, em setembro último, quando Putin, durante mais uma preleção didática sobre o tema Pedro I, foi  publicamente corrigido por um aluno. 

Para compreendermos a guerra na Ucrânia não podemos substituir a dinâmica dos acontecimentos históricos pela psicologia, contudo a natureza humana surge como a peça essencial para esclarecer a deflagração deste conflito. Com o desenrolar da guerra, torna-se cada vez mais saliente, que a sua chave de leitura se encontra no perfil psicológico do líder russo Vladimir Putin.  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.