Sábado – Pense por si

Paulo Batista Ramos
Paulo Batista Ramos Professor universitário
12 de junho de 2023 às 20:00

O retorno dos feiticeiros do Armagedão

Se há cerca de cinco anos, a maioria dos cientistas e engenheiros que trabalham com IA, diria que a supremacia das máquinas só seria alcançável bem para lá do ano 2100, hoje nenhum arrisca tal prognóstico.

A histeria coletiva sobre se a inteligência artificial (IA) representa uma ameaça existencial à humanidade tomou proporções inquietantes nos últimos meses. O frisson deve-se ao lançamento da ferramentaChatGPT, que leva ao próximo nível a interação entre seres humanos e máquinas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.